domingo, 23 de setembro de 2007

Créditos PIS, COFINS, ICMS IMPORTAÇÃO

1 – Em relação ao crédito do PIS/COFINS:
Lei 10685/2004
(...)
DO CRÉDITO
Art. 15. As pessoas jurídicas sujeitas à apuração da contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS, nos termos dos arts. 2o e 3o das Leis nos 10.637, de 30 de dezembro de 2002, e 10.833, de 29 de dezembro de 2003, poderão descontar crédito, para fins de determinação dessas contribuições, em relação às importações sujeitas ao pagamento das contribuições de que trata o art. 1o desta Lei, nas seguintes hipóteses:
(...)
V - máquinas, equipamentos e outros bens incorporados ao ativo imobilizado, adquiridos para locação a terceiros ou para utilização na produção de bens destinados à venda ou na prestação de serviços. (Redação dada pela Lei nº 11.196, de 21/11/2005)
§ 1o O direito ao crédito de que trata este artigo e o art. 17 desta Lei aplica-se em relação às contribuições efetivamente pagas na importação de bens e serviços a partir da produção dos efeitos desta Lei.
§ 3o O crédito de que trata o caput deste artigo será apurado mediante a aplicação das alíquotas previstas no caput do art. 2o das Leis nos 10.637, de 30 de dezembro de 2002, e 10.833, de 29 de dezembro de 2003, sobre o valor que serviu de base de cálculo das contribuições, na forma do art. 7o desta Lei, acrescido do valor do IPI vinculado à importação, quando integrante do custo de aquisição.
§ 4o Na hipótese do inciso V do caput deste artigo, o crédito será determinado mediante a aplicação das alíquotas referidas no § 3o deste artigo sobre o valor da depreciação ou amortização contabilizada a cada mês.
(...)
§ 7o Opcionalmente, o contribuinte poderá descontar o crédito de que trata o § 4o deste artigo, relativo à importação de máquinas e equipamentos destinados ao ativo imobilizado, no prazo de 4 (quatro) anos, mediante a aplicação, a cada mês, das alíquotas referidas no § 3o deste artigo sobre o valor correspondente a 1/48 (um quarenta e oito avos) do valor de aquisição do bem, de acordo com regulamentação da Secretaria da Receita Federal.
2 – Em relação ao ICMS:
A emenda Constitucional 33/2001 alteou a alínea “a” do inciso IX, parágrafo 2 do artigo 155 da constituição federal, de modo a transformar em contribuinte do ICMS qualquer importador de bem, ainda que não contribuinte habitual do imposto.
Desta forma para o prestador de serviço o ICMS pago transforma-se em custo da aquisição.
Em relação ao questionado sobre a possibilidade de redução da base de cálculo por se tratar de equipamento usado, não é possível esta redução, visto que:
O convênio ICMS 15/81 que reduzia em 80% a base de cálculo nas saídas de máquinas e equipamentos usados( Este percentual foi aumentado para 95% pelo convênio 33/93) colocou varias condições para fruição do beneficio entre elas: Caso seja de origem estrangeira que tenha sido onerada pelo ICMS em etapas anteriores de sua circulação em território nacional ou por ocasião de sua entrada no estabelecimento importador.

Nenhum comentário: